24 de abril de 2007

"Ser tolo, egoísta e ter boa saúde, eis as três condições para a felicidade. Mas, se falta a primeira, tudo está perdido."

Jose Ingenieros, em "O Homem Medíocre".

Um livro para se reler.

4 comentários:

Anônimo disse...

É...

apesar disso quanto mais elevado o nivel de estudo das pessoas melhor elas vivem, sabia?

um... contraditório. Será?

beijos rs

Unknown disse...

Não, não, não e não.
Mari, não caia nessas tolices.
Esse sinhozinho que disse essa frase tola também é autor de frases racistas do tipo "esta abjeta escória merecia a escravidão por motivos de realidade puramente biológica."
Alguém que se digna a escrever algo deste tipo não pode escrever nada mais digno de leitura e de reflexão.
Por favor, não o releia.
Ao menos faça isso por mim.

MARIANA disse...

Pombas, e o Jose tava falando de quem no caso? Quem seria a abjeta escória?

O tal dO Homem Medíocre é cheio de frasezinhas do tipo, razão pela qual quando li pela primeira vez só consegui achar o cara muito chato e todos nós no mundo, sem exceção, medíocres, ao menos parcialmente.

De qualquer forma, eu sou muito adepta da frase dele aí. Acho mesmo que quanto maior a consciência maior a dificuldade em se sentir bem, aí entra a parte da inteligência emocional super evoluída que conseguiria, em tese, transformar este conhecimento em bem-estar e otimismo, quem sabe.

E, Maga querida, faz muito sentido mesmo que as pessoas com mais estudo vivam melhor, porque em aplicando o que aprendem, tudo elas fazem melhor, desde as atividades mais prosaicas como cozinhar até as mais complexas como se relacionar com outras pessoas. E o sentido de humanidade fica mais aguçado tbém. O mundo em cor de rosa, rsrsrsrs.

Viiu, pessoali, o Jose consegue coisas bem úteis no fim das contas. Besos!

Anônimo disse...

"Para cada frase que parece conter a verdade, surge outra que diz o contrário e terá o mesmo número de defensores. Porque a verdade é larga. 5 + 5 é dez. mas 6+4 também é, 8 + 2 também. E o cara que defender apenas uma soma de palavras, vai estar se fechando para reconhecer a razão das outras."

A frase do Ingenieros é boa para dar-se conta que a "felicidade" que se busca, às vezes, é bem estúpida.

À felicidade que eu quero seguir não se chega por ser tolo ou egoísta.

"Metade de 8 são dois zeros pequenos. E isso que, parece mentira, não é uma piada. É só uma verdade escondida em uma maneira distinta de ver as coisas."

Um abraço apertado
e um beijo de 8 deitado.

P.s.: As aspas são para Apparício Torelly, sempre ele.
;o)